Foto da Torre de TV com a frase Eu "amo" Brasília

Brasília: capital do Wushu e dos Wushuzeiros!

Wushuzeiros Dicas Leave a Comment

Brasília!!! O campeonato brasileiro de wushu de 2016 será aqui, na capital do Brasil e na cidade sede da escola Wushuzeiros!

Pra facilitar a vida de todos vocês que virão participar do evento a gente juntou informações importantes sobre o evento e sobre a cidade, com algumas dicas turísticas dos nativos daqui.

Ok, antes de mais nada, tudo aqui é um pouco diferente, afinal a cidade foi planejada, então nossas ruas são retas; nossos blocos/quadras são, geralmente, quadrados; as coisas nem sempre são perto; e não temos ladeiras monstruosas com escadas na calçada e desníveis brutais nas pistas, ou seja, a gente pode sim fazer controle de embreagem num semáforo (galera de BH, essa [in]direta foi especialmente pra vcs ;* ).

Algumas curiosidades rápidas:
  • Aqui não é um estado. A gente mora em um Distrito, lembra?
  • Só tem UMA cidade aqui nesse Distrito, e essa cidade é Brasília (se vc já ouviu falar em outros lugares tipo Taguatinga, Ceilândia, Brazlândia, Sobradinho, São Sebastião etc., elas são regiões administrativas, bairros ou o entorno do DF. Entorno pq lá são outras cidades, mas não estão necessariamente dentro do Distrito Quadradinho, mas são responsabilidade nossa. Maior doideira, né?)
  • Segurança é um problema em todos os lugares, mas ouso dizer que aqui é relativamente seguro (pelo menos no eixo monumental), se vc não vacilar/ostentar em algumas das nossas regiões administrativas (RA) vai dar td certo. Ou não.
  • Vc pode acabar descobrindo os nomes “glamourosos” que damos pras nossas RAs, tipo: TaguaYork, Ceilondres, Tailândia (é a quebrada que junta Taguatinga e Ceilândia), Brazland Rover, Sobradisney, San Sebastian City. Só não criem muitas expectativas, tá bom?
  • A gente costuma falar “véi” e “mano” pra caramba. É tipo vírgula, entende?
  • Candango são só as pessoas que vieram pra cá construir a cidade. Quem mora e vive aqui é brasiliense.
O clima e o cenário brasiliense

Nossa cidade é legal, mas já avisamos: aqui é muito seco! Nossa umidade é baixa, temos muita poeira. Nossas árvores, em geral, são retorcidas e esquisitas, assim como a política que daqui controla tudo (só que as árvores ainda são mais bonitas e bem mais úteis). Muita coisa aqui é horrível, mas a cidade é nossa e só nós podemos falar mal também.

Da mesma forma que vc pode imaginar que aqui todo mundo é rico e/ou corrupto, a gente imagina que vai ser assaltado/sequestrado/violentado a cada passo na sua cidade. Ou então que vai cuspir um pulmão podre só de respirar o ar do seu estado. Resumindo: todos sabemos que não é beeeem assim, a galera dramatiza um pouco sobre cada cidade, mas quem mora nela sabe que o cafofo pode até ser agradável.

Quer ficar de boa e se sentir seguro aqui e em qualquer outra cidade do mundo? Se vc não for um bobão já facilita muito: basta ser discreto com seu celular/câmera/coisas. Vai lá, tira tua selfie e pronto, guarda essa coisa e fica de boa, não precisa ficar com o celular pra cima tentando se conectar com os Autobots perdidos no espaço.

Quais lugares visitar?

Pra finalizar, a gente marcou em um mapa alguns lugares que valem a pena vcs darem uma conferida. Aqui é um lugar simples de turistar, pq quase tudo fica próximo. Os prédio velhos com cor de concreto, mas que são símbolos da arquitetura mundial ficam quase todos ali no Eixo Monumental/Esplanada dos Ministérios, então numa passeada vc vê altas coisas.

Clica na seta ao lado do título do mapa 😉

Nesse mapa a gente marcou alguns lugares que podem ser interessantes pra vocês:
o local do campeonato, os hotéis oficiais, shopping centers, pontos turísticos,
parques e uns outros lugares que achamos legais.


Além disso, aqui tem daquelas bicicletas compartilhadas, é baratinho e vale a pena pra vcs se divertirem um pouco e agilizar o tour pela Esplanada (mais informações no site do Bike Brasília).

Incluímos alguns monumentos conhecidos, outros que pouca gente gosta, alguns parques, e pontos de interesse (sim, são poucos mesmo). E nós não somos muito de baladinhas top, então não soubemos indicar nada desse tipo, mas ao final vamos deixar alguns links desses sites de turismo pra facilitar mais pra vcs. Boa sorte nisso aí.

Ah! Aqui a gente REALMENTE para na faixa de pedestre, é um negócio LOUCO! Então é só parar no meio fio, estender o braço e acenar com a mão que rapidinho alguém para pra vc (sei que parece, mas juro que não é pegadinha). A gente tenta manter tudo limpinho (mesmo que vc ache o contrário), então pega seus lixinhos e joga nos lugares designados para isso. E por fim, se divirtam aqui em Brasólia (nome carinhoso, mas só quem gostar da cidade pode usar!) e depois contem as experiências de vcs pra gente =D

Bons treinos e boa apresentação para todos.

 

Toma uns links aí:

www.soubrasilia.com
www.guiabsb.com.br
www.tripadvisor.com.br
Google sobre Brasília

informações oficiais e documentos

você encontra clicando na imagem abaixo!

Campeonato Brasileiro – 2016